segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Sobre Tayta Martin Paucar, sacerdote da Nação Kero!

"Meu nome é Martin Paucar Ccapa, eu tenho cerca de 64; antigamente na minha comunidade não tinha documentos que indicam exatamente quando nascemos, somos guiados apenas com a floração ou o crescimento de algumas plantas de nossos campos. Eu sou da Nação Q'ero, nós nos reconhecemos como herdeiros dos Incas e conseguimos reter o conhecimento dos nossos ancestrais. 
Ainda praticamos as formas de vida que os nossos avós nos ensinaram, cuidar e respeitar a nossa Pachamama, praticando o Ayni damos de volta o que ela nos dá; suas sementes, frutos, flores; todos dar a volta para continuar cuidando da nossa mãe; para que a vida continue.
Eu tenho a bênção do Qarpay, desde a infância meu padrasto Don Ascensão Quispe me ensinou às oferendas para atrair a fertilidade para os nossos animais, para Alimentar aos Apus, perguntar para uma boa saúde; Pachamama cuida e guiai-nos no nosso caminho. Meu padrasto era um curandeiro altamente respeitado, que recebeu a bênção direta de um raio. Quando meu padrasto morreu Paqo eu conheci Andrés Espinosa, ele é da comunidade Totorani Q'ero. 
Atualmente moro nesta comunidade com a minha esposa e filhos. Eu também recebi os ensinamentos de Don Bernabé Machaca ele tinha mais de 80 quando ele morreu. Os paqos receberam Qarpay na montanha Ausanqati Sinak'ara de Apu; onde o Senhor de Qoyllurrit'i vive. Abençoando o Qarpay é uma proteção; um guia e um professor.
Sou Paqo curador há 30 anos, mas quando eu tinha 12 anos, recebi o ensino do Raio, poderia ter sido altomisayoq, mas eu escolhi ter família. Os altomisayoq são homens e mulheres que dedicam suas vidas ao Espírito. Eles não podem ter filhos, esposa ou marido.
Em grande Q'ero vivi até 20 anos de idade, quando eu conheci minha esposa que me mudei para a Q'ero Totorani Tantana vivo lá até hoje. Eu pratico o trabalho de Paqo desde os 30 anos de idade, oferecendo inicialmente apenas se preparando para meus animais. Agora me dedico a curar doenças e levar a mensagem da Mãe Terra para todas as localidades. Com meu padrasto eu andei de 12 anos para 20 anos; com ele eu tenho andado a aprender oferendas de medicina; Eu já recebi a sua herança, a forma, o seu remédio. Com esta orientação e até agora ainda está andando com esta bênção, eu sinto que ele ainda continua a guiar-me em cada cerimônia.
Existem diferentes tipos de oferendas para Apus e Espíritos; oferendas para a fertilidade e proteger nossas vacas, ovelhas, cavalos, lhamas e alpacas são preparados. Quando vamos para as cidades que fazem oferendas para as casas, para a venda, para a mudança de sorte, aplicamos banho que é feito com diferentes ervas de limpeza; com este limpeza derrotamos a doenças incuráveis. Nós também fazemos oferendas para proteção. Oramos pelas boas relações, boa prosperidade, abundância. Tenho quatro filhos, dois homens e duas mulheres, já são mais velhos; e todos têm a sua família até a última criança que eu tenho chamado Domingo e sua esposa, mas nós pedimos que continuassem a acompanhar não estar sozinho. Na minha comunidade em que vivemos através da organização de autoridades municipais em toda a nossa vida que assumimos diferentes papéis e responsabilidades para o bem-estar da comunidade, a partir da posição simples que é chamado Qollana, em seguida a função de "mandón". depois a função de Acalde e, finalmente, Presidente, em nossa comunidade todos participam destas funções, eu tive que tomar todas as responsabilidades, durante estes cargos eu consegui lidar com a documentação legal da nossa comunidade; títulos. Eu viajei para os EUA e cinco vezes, uma vez para o Equador, Chile cinco vezes".
Depoimento coletado na cidade de Cusco aos 07 dias do mês de Agosto
Informações: (31) 3575-3685 / 9692-7070 
aguiaecondor@gmail.com

Nenhum comentário: